Conversões de moeda e risco

A conversão de moeda ocorre no momento da transação, por exemplo, quando você captura um pagamento, emite um reembolso ou há um estorno. A taxa de câmbio usada é sempre a do momento da transação.

Você pode ver o detalhamento de uma transação na linha do tempo de um pedido:

cronologia do pedido

Definições e conversões de moedas

Sua loja tem três tipos de moedas:

  • Moeda da loja - A moeda do seu administrador da Shopify. Esta é a moeda que você usa para definir os preços e variantes de produtos e que é exibida em seus relatórios.
  • Moeda de apresentação (também conhecida como cliente ou moeda local) - A moeda que os clientes veem em sua loja e a moeda que eles usam ao pagar os pedidos no checkout.
  • Moeda de pagamento - A moeda que a Shopify usa quando deposita dinheiro em sua conta bancária.

Conversões automáticas e regras de arredondamento

Quando você vende em várias moedas, os preços da sua loja virtual são convertidos automaticamente na moeda do seu cliente. Você não pode definir manualmente os preços de seus produtos em diferentes moedas.

Durante o processo de conversão, seus preços são arredondados para torná-los mais consistentes. Seus preços convertidos flutuam de acordo com o mercado de câmbio, mas as regras de arredondamento ajudam a manter seus preços estáveis.

Seus preços são convertidos ao multiplicar o preço pela taxa de conversão da moeda, adicionar a taxa de conversão e aplicar as regras de arredondamento para essa moeda. Seus preços convertidos incluem os custos de conversão de moeda. Por exemplo, quando um produto de US$ 10,00 é convertido para euros, o preço convertido de € 8,90 inclui a taxa de conversão de moeda e a taxa de conversão:

<br>(**Product price** x **currency conversion rate**) + **currency conversion fee**</br>
  <br>($10.00 USD x 0.867519) + 1.5% = &euro;8.81</br>

A Shopify aplica uma regra de arredondamento que eleva o total para €8,90.

Regras de arredondamento

As regras de arredondamento de cada moeda
Moeda Regra de arredondamento
EUR Arredondar para € 0,95
JPY Arredonde para o ¥ 100 mais próximo
USD, CAD, AUD, NZD, SGD, HKD Arredondar para o dólar mais próximo.
GBP Arredondar para a libra mais próxima.

As regras de arredondamento não são aplicadas aos cartões-presente.

Você pode ver uma prévia de seus preços após a conversão nas configurações do Shopify Payments.

  1. Na seção Shopify Payments, clique em Editar. 3. Na seção Várias moedas, clique na moeda que você deseja visualizar.

Conversões automáticas e regras de arredondamento do Shopify Plus

Suas regras de arredondamento definem os preços finais para suas conversões. Por exemplo, você pode escolher que todos os seus preços em USD terminem em $ 0,99 e todos os seus preços em EUR terminem em $ 0,90. Seus preços convertidos flutuam de acordo com o mercado de câmbio, mas as regras de arredondamento ajudam a manter seus preços estáveis.

Você pode editar regras de arredondamento nas configurações do Shopify Payments.

  1. Na seção Shopify Payments, clique em Gerenciar. 3. Na seção Várias moedas , clique em Editar ao lado da moeda que você deseja editar. 4. Defina a nova regra de arredondamento para o preço convertido. 5. Clique em Salvar.

Riscos de conversão cambial

As taxas de câmbio estão sempre flutuando. Sempre que houver um atraso no processamento de pagamentos ou reembolsos, existe o risco de você perder ou ganhar dinheiro devido a conversões de moeda.

Você pode perder (ou ganhar) dinheiro nas seguintes situações:

  • Quando você captura pagamentos manualmente
  • Quando você reembolsa pedidos
  • Quando você recebe um estorno

Pagamentos capturados manualmente

Se você capturar manualmente os pagamentos com cartão de crédito, haverá um intervalo de tempo entre o momento em que você autoriza o cartão de crédito e quando você captura o pagamento.

O valor que você autoriza de um cliente é o valor máximo que você pode capturar. Quando você autoriza um cartão de crédito, ele é autorizado na taxa de conversão de moeda no momento da autorização. Quando você captura o pagamento, o valor capturado é convertido usando a taxa de conversão atual (e não a taxa de conversão de moeda no momento da autorização). Você pode perder ou ganhar dinheiro dependendo das flutuações cambiais.

Por exemplo, você administra uma loja que vende em dólares americanos e em euros. Seu cliente Harry cria um pedido para uma estante de € 90. Quando seu cartão de crédito é autorizado, US$ 1 é equivalente a € 0,90.

Exemplo de captura de pagamento em um pedido
Preço da moeda da loja Preço na moeda do cliente Quantidade autorizada
US$ 100 € 90 EUR € 90 EUR

Quando você captura o pagamento do pedido, a taxa de câmbio foi alterada e agora US$ 1 é equivalente a € 0,85. Como o cartão de crédito de Harry foi autorizado para € 90, você pode (e vai) capturar € 90. Mas como a taxa de conversão cambial flutuou, os € 90 são convertidos para US$ 98. Se você tivesse capturado o pagamento no momento da autorização, os € 90 teriam sido convertidos para US$ 100.

Exemplo de captura de pagamento em um pedido
Preço da moeda da loja Quantidade autorizada Valor capturado Quantidade capturada convertida em moeda da loja
US$ 100 € 90 EUR € 90 EUR US$ 98 nos EUA

Reembolsos

Muitas vezes há um intervalo de tempo entre o momento em que um cliente cria um pedido e quando ele retorna. Como resultado, o valor convertido que você recebe para o pedido geralmente não será igual ao valor convertido que você devolve no reembolso. Você pode perder ou ganhar dinheiro por causa das conversões de moeda. Saiba mais sobre o reembolso de pedidos ao vender em várias moedas.

Estornos

Quando um titular de cartão inicia um estorno:

  1. O banco do titular do cartão solicita que o valor contestado seja devolvido ao titular do cartão e emite uma taxa de estorno.

  2. A Shopify credita o valor contestado ao titular do cartão e paga a taxa ao banco do titular do cartão em seu nome. Em seguida, subtrai esses valores do seu pagamento. Quando a moeda do pedido original é diferente da moeda do seu pagamento, a Shopify converte o valor que paga em seu nome no seu pagamento. Ela usa a taxa de conversão atual (e não a taxa de conversão de moeda no momento do pedido) para converter esse valor. Não é cobrada uma taxa de conversão para esta conversão de moeda.

  3. Se você contestar o estorno e vencer (isso for resolvido a seu favor), o valor contestado será devolvido a você e você receberá o reembolso da taxa de estorno. Os valores devolvidos estão na moeda do pedido original. A Shopify converte esses valores em seu pagamento usando as taxas de conversão atuais (e não a taxa no momento do pedido ou a taxa no momento da disputa).

Shopify Payments e outros provedores de pagamento

Somente o Shopify Payments pode processar pagamentos na moeda (de apresentação) local do cliente. Se o seu cliente escolher uma opção de pagamento de outro provedor de pagamento, o pagamento será feito na moeda da sua loja.

Quando seu cliente escolhe um provedor de pagamento que não seja o Shopify Payments, os preços (na moeda local do seu cliente) são convertidos para a moeda da sua loja. Como resultado, o preço que seu cliente paga é maior do que o preço do produto na moeda da sua loja.

Por exemplo, a moeda da sua loja está em USD e você vende uma camiseta por US$ 10. Um cliente opta por ver sua loja usando EUR (€ 8,90), mas no checkout ele opta por pagar usando um provedor de pagamento que não seja o Shopify Payments. O preço da camiseta é convertido de EUR para USD, de modo que o cliente paga US$10,08 pela camiseta.

Checkouts do cliente usando o Shopify Payments:
(Preço do produto x taxa de conversão da moeda) + tarifa de conversão de moeda
(US$ 10 x 0,867519) + 1,5% = €8,81
A Shopify aplica uma regra de arredondamento que eleva o total para € 8,90.

Checkouts do cliente usando um provedor de pagamento diferente:
EUR é convertido em USD (por exemplo, 0,132481): US$ 10,08

Além disso: se você deseja incentivar seus clientes a usar os Pagamentos do Shopify, use os Scripts do Shopify para ocultar outros provedores de pagamento para os clientes que escolherem uma moeda estrangeira no check-out.

Como vender e estabelecer-se em moedas diferentes e vender em várias moedas

A maioria das conversões de moeda ocorre entre a moeda (de apresentação) local do cliente e a moeda de sua loja. A exceção é quando a moeda da sua loja é diferente da sua moeda de pagamento. Nesse caso, as conversões de moeda ocorrem entre a moeda local do cliente e sua moeda de pagamento. Nesse caso, seu dinheiro é convertido apenas uma vez (não duas vezes).

Saiba mais

Pronto(a) para começar a vender com a Shopify?

Experimente de graça