Gerenciar campanhas Performance Max

As campanhas Performance Max do Google são anúncios pagos que ajudam a promover produtos e aumentar o tráfego em sua loja virtual.

As campanhas Performance Max ajudam a maximizar o desempenho dos anúncios em todos os canais do Google, como YouTube, Pesquisa Google, Gmail e Google Maps. Saiba mais sobre a Performance Max na Ajuda do Google Ads. Crie novas campanhas Performance Max no Google Merchant Center, que pode ser acessado no canal de vendas Google & YouTube no admin da Shopify.

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  • Google Analytics

Entre em contato com o Atendimento ao cliente da Shopify a fim de receber ajuda para configurar ou usar o canal de vendas Google & YouTube.

Acompanhamento de campanhas

O Performance Max do Google ajuda a analisar o impacto de suas campanhas de marketing, pois permite acompanhar ações específicas realizadas pelos clientes. É importante destacar que, quando você cria uma campanha, algumas ações de conversão são adicionadas automaticamente à sua conta de publicidade do Google.

Todos os eventos podem ser acessados em sua conta do Google Ads para análise.

Maximizar o impacto da campanha Performance Max

As campanhas Performance Max do Google usam tecnologia inteligente para otimizar anúncios e exibi-los a pessoas que pesquisam seus produtos no Shopping, no YouTube, na Rede de Display e no Gmail.

A tecnologia inteligente do Google precisa de 14 dias para aprender qual é a melhor maneira de exibir os anúncios. Portanto, veicule sua campanha por pelo menos 14 dias antes de alterá-la ou avaliar o desempenho. Após esse período, faça uma alteração na campanha e aguarde mais 14 dias para determinar se a mudança foi uma melhoria.

Analise as alterações seguintes que podem ser feitas para ajudar a maximizar o sucesso da campanha.

Definir um orçamento

A escolha de um orçamento para a campanha pode ser complexa. No entanto, o orçamento certo ajuda você a maximizar o sucesso da ação. Saiba mais sobre como definir orçamentos para campanhas Performance Max.

Ajuste o orçamento diário

Diferentes categorias de produtos tendem a precisar de orçamentos médios diários diferentes. Por exemplo, produtos com preço maior, como joias ou bicicletas, têm um custo maior por conversão.

O Google Ads usa um orçamento médio diário, e não o orçamento diário exato. Por exemplo, caso você defina o orçamento em US$ 10, o Google poderá gastar US$ 5 um dia e US$ 15 no dia seguinte. Considere gastar no mínimo US$ 5 em seu orçamento médio diário.

Mensurar o retorno sobre o investimento em publicidade

Para entender o desempenho de sua campanha com o orçamento definido atualmente, calcule o retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS, na sigla em inglês). O cálculo é feito pela divisão do total de vendas pelo investimento total em publicidade.

  • Se o ROAS for maior que 1, o orçamento atual da campanha está gerando resultados positivos.

  • Se o ROAS for 1, o investimento em publicidade está sendo coberto pelas vendas.

Depois de determinar o ROAS e entender o desempenho da campanha publicitária, decida como ajustar o orçamento.

  • Se o ROAS for positivo, considere aumentar o orçamento.

  • Se o ROAS não for positivo, considere otimizar a campanha para ter um resultado diferente.

Por exemplo, a Kade vende pulseiras, com lucro de US$ 25. Ela veiculou uma pequena campanha de marketing de US$ 20 e fez uma venda. O ROAS dessa campanha é 25/20 = 1,25. Como o índice é positivo, a Kade decide veicular uma campanha mensal com um orçamento médio diário de US$ 20, ou seja, um orçamento mensal de US$ 600.

Criar o feed de produtos

O feed de produtos é a lista dos itens que você quer anunciar. O canal de vendas Google & YouTube atualiza automaticamente esse feed quando você adiciona, edita ou exclui artigos no admin da Shopify.

Para maximizar a campanha publicitária, ajuste manualmente os atributos dos produtos que constam no feed. Esses atributos são informações como título, descrição e preço do produto. Não se esqueça de redigir os atributos de uma maneira que provoque interesse em seu público-alvo.

Título do produto

O título do produto é uma parte importante do anúncio ou da listagem gratuita, já que títulos específicos e precisos ajudam o Google a mostrar seus produtos aos clientes certos. Há alguns detalhes relevantes para criar um bom título de produto:

  • Crie uma lista de frases que alguém usaria ao pesquisar o produto.
  • Pesquise como os concorrentes descrevem os produtos que vendem.
  • Use o Google Trends para testar os possíveis títulos do produto.

Para saber mais sobre como redigir títulos de produtos, consulte a Ajuda do Google Merchant Center.

Preço

Seus preços precisam ser competitivos no mercado relevante. Como os clientes veem produtos alternativos aos seus, é importante que o produto tenha um preço equiparável aos demais.

Tipo de produto

O Google usa tipos de produto para entender o que você está vendendo e combinar seus anúncios com pesquisas relevantes. Ao categorizar o produto, é importante seguir estas regras:

  • Use > para separar níveis na categoria do produto.
  • Use este formato no tipo de produto: Tipo de produto > Subtipo de produto 1 > Subtipo de produto 2 > estação/ocasião/tópico. Por exemplo, Animais e suprimentos para animais de estimação > Suprimentos para animais de estimação > Suprimentos para cães > Vestuário para cães.

Etapas:

  1. No admin da Shopify, clique em Configurações > Apps e canais de vendas.

  2. Na página Apps e canais de vendas, clique em Google.

  3. Clique em Abrir canal de vendas.

  4. Escolha o produto que você quer editar e clique em Editar campos do Google.

  5. Insira o tipo de produto editado no campo Categoria de produto do Google.

  6. Clique em Salvar.

Identificadores de produto

Os identificadores exclusivos de produtos ajudam o Google a verificar os itens vendidos na loja. Por isso, é importante configurar corretamente esses identificadores para que o produto seja exibido nas campanhas inteligentes do Google Shopping. Consulte Identificadores exclusivos de produtos para saber mais.

Otimizar a experiência de compra do cliente

O sucesso da campanha pode ser afetado pelo que acontece depois que as pessoas clicam no anúncio. Entenda como os clientes se comportam quando chegam à loja para melhorar a experiência de compra.

Identificar pontos de desistência do comprador

Use os dados da campanha Performance Max do Google para entender quando os clientes saem da loja e melhorar a experiência no site.

Melhorar os recursos da loja

Os anúncios da campanha Performance Max do Google direcionam para a página do produto em sua loja virtual. Considere incluir várias imagens e editar a página do item para que os clientes tenham uma boa primeira impressão.

Também é consultar recomendações para melhorar sua loja no Grow My Store do Google.

Gerar confiança nos clientes

Para conquistar a confiança dos clientes, melhore o conteúdo escrito da loja virtual. O texto das informações do produto, do Atendimento ao cliente e da política de devolução precisa estar redigido de maneira clara e compreensível.

Se você notar que os clientes saem da loja depois de ver a página do produto, considere o seguinte:

Para saber mais sobre como melhorar sua loja virtual, consulte 11 dicas de especialistas para otimizar páginas de produto no blog da Shopify.

Definir orçamentos para campanhas Performance Max

O algoritmo do Google determina qual anúncio exibir em uma página sempre que alguém a visita. Um dos fatores de decisão é o orçamento da campanha Performance Max.

Caso o orçamento seja inferior ao de campanhas semelhantes no mercado-alvo, o anúncio será menos exibido ao concorrer com outros também relevantes. Por esse motivo, mantenha o orçamento diário dos anúncios do Google na média ou acima.

As campanhas Performance Max do Google funcionam bem caso você já tenha visitas e tráfego online na loja. No entanto, caso ela seja nova, o período de aprendizado pode demorar mais para gerar conversões.

Com as campanhas Performance Max do Google, você recebe conversões com maior valor agregado de acordo com seu segmento. Vale lembrar que as campanhas usam o custo por clique, assim você só paga pelo anúncio quando os clientes clicam nele.

Orçamentos diários recomendados por país de destino
Status do mercado Exemplo de países Orçamento mínimo recomendado
Mercados emergentes Índia, Brasil, México, África do Sul, entre outros US$ 5 a US$ 7
Mercados desenvolvidos Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, entre outros US$ 10 a US$ 15
Estados Unidos Estados Unidos Mais de US$ 15

Como o orçamento afeta o desempenho do anúncio

Por que definir um orçamento inicial competitivo é importante?

Com um orçamento inicial apropriado, é possível fazer lances competitivos que aumentam a visualização e alcance dos anúncios. A visibilidade aumenta conforme o orçamento, em comparação a outros anúncios relevantes do mesmo segmento.

Se o orçamento não for competitivo para o mercado-alvo, o tráfego e a taxa de conversão podem não atingir todo seu potencial.

Como os lances funcionam?

Os processos automatizados do Google definem os lances com base nas informações sobre a campanha e os dados presentes no momento do leilão, que incluem o orçamento, os insights do Google e do varejista. A plataforma automaticamente encontra um lance otimizado para cada anúncio sempre que ele for qualificável para exibição. O objetivo é receber conversões com maior valor agregado para a campanha.

Os algoritmos do Google usam os dados de desempenho dos anúncios (cliques e conversões) para determinar onde e quando eles serão exibidos. Quanto mais cedo você obtém essas informações, melhor é a segmentação dos anúncios para clientes em potencial. Por conseguinte, o desempenho da campanha também é otimizado.

Para saber mais sobre como os lances são feitos, consulte Ajuda do Google Ads.

Como funciona o preço?

As campanhas Performance Max do Google usam o custo por clique, assim você só paga pelo anúncio quando os clientes clicam nele.

Se o orçamento for muito baixo, como o tráfego será afetado?

Se o orçamento não for o suficiente, o tráfego e a taxa de conversão potencial poderão ser menores. Outros fatores, como descrições de produtos, títulos, imagens e páginas, também podem afetar o tráfego.

Como o mercado-alvo afeta o orçamento

Por que a sugestão de orçamento mínimo é maior em mercados mais desenvolvidos?

Estes mercados são mais caros, pois há mais anunciantes nesses mercados. Isso significa que o leilão é mais competitivo, o que demanda um maior orçamento.

As campanhas Performance Max estão disponíveis em quais países?

Para ver a lista dos países em que as campanhas Performance Max do Google estão disponíveis, consulte a Ajuda do Google Merchant Center.

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